Capítulo VI

 

O PROBLEMA DA HOMOGENEIDADE

 

”Se os factos não se encaixam na Teoria, modifica-se os factos.”

- Albert Einstein -

 

 

     Neste momento do tempo, 300 000 anos após o Big Bang, o período de inflação já teria cessado há muito, e esta uniformidade extrema do Universo primitivo é assumida mas não é explicada.

    A questão óbvia seguinte é saber como foi possível estrelas e galáxias surgirem a partir de um gás denso e uniforme de matéria, se todas as partículas e matéria existentes nessa altura se encontravam distribuídas muito, muito uniformemente, como um tecido aveludado?!

   Daqui surge a questão da Homogeneidade. Pois, não se compreende como é que um Universo cuja matéria está distribuída de uma maneira demasiado uniforme, pôde mudar drasticamente e começar a formar concentrações de matéria, estrelas, agregados de estrelas; galáxias e agrupamentos de galáxias; que é o estado actual do nosso Universo; isto supondo que a influência gravitacional também estaria igualmente bem distribuída.

     Simulações feitas por computador, introduzem esses dados, isto é, matéria e influência gravitacional, e simplesmente concluem que tal evolução não seria possível. Com isto deduz-se que a formação de estrelas, sistemas planetários, galáxias e aglomerados seria, no mínimo, demasiado improvável e praticamente impossível. E isto leva-nos a pensar que parece ter havido um ‘afinamento cósmico’!

     Olhemos mais de perto para os nossos dados e vejamos o que é que está mal nesta simulação.

     Pista nº 2: Só temos duas variáveis: matéria primordial e influência gravitacional.

     Deixo-vos a reflectir …

     Se estiveram atentos, até agora, ainda não vos falei de nenhuma Força Gravitacional!!

     Durante algum tempo, a matéria manteve-se distribuída muito uniformemente, mesmo após o período de inflação, e nunca ocorreram flutuações de densidade neste Universo de altas energias no sentido de formar pequenas concentrações de matéria porque, no início do Universo, não existia nenhuma Força Gravitacional!

      Houve alguém que disse em tempos:

     

”Se os factos não se encaixam na Teoria, modifica-se os factos.”

– Albert Einstein –

 

   Mas, posteriormente, a matéria condensou-se e aglomerou-se, formou estrelas e galáxias … resta-nos saber como … lá chegaremos.